WEBMAP - SANTA VITÓRIA DO PALMAR

Principais atrativos turísticos de Santa Vitória do Palmar

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Centro Histórico / Rosa dos Ventos

No entorno da Praça General Andréa, popularmente conhecida como Centro Histórico, há diversos prédios históricos como Igreja Matriz, Casa de Manoel Vicente do Amaral, Cine Theatro Independência (tombado pelo IPHAE), Antiga sede do Jóquei Clube, o Sobrado Plácido Terra, Casa do Dr. Carlos Flório Rotuno, Clube Comercial/Caixeiral, Casa do Comendador Manoel Correa Mirapalhete e Casa de Chico Plastina. Os prédios comportam parte da formação histórica do município, apresentam elementos arquitetônicos significativos e estão disponíveis para apreciação e externa.  Localizada no centro da Praça General Andréa, a Rosa dos Ventos é uma obra de engenharia estatuária e de orientação geográfica única do gênero no país, é composta pelos pontos cardeais que indicam com precisão as posições geográficas (N<NO<NE<S<SE<SU<E<O). Os pontos cardeais são revestidos com pedras oriundas do município de Pelotas e suas extremidades cobertas de mármore, nele cravadas iniciais das direções feitas em cobre. A revitalização da Praça General Andréa foi no ano de 1948, ano comemorativo aos 60 anos do município a Rosa dos Ventos, foi projetada pelo engenheiro, geodésico e urbanista Renato Salvine, juntamente com o agrônomo e também, geodésico Dr.Alcy Cardoso. Foto: Rosa dos Ventos - Pablo J. Silva.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Igreja Matriz

O local para a construção da igreja foi demarcado por Marechal Andréa e em 1855, junto com a criação da povoação, foi assentada a primeira pedra da igreja.  Ao longo do tempo, ela passou por várias reformas e ampliações. A primeira versão era de madeira, passando a ser de alvenaria com uma torre e por fim, ganhou a segunda torre que abriga o relógio vindo da Inglaterra. A igreja tem como padroeira Santa Vitória e possui uma imagem da santa trazida de Ravena, na Itália. Também conta com uma relíquia da santa, um fragmento de osso, vindo de Gênova, Itália Foto: Igreja Matriz - Giovani Leão

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Casa de Manoel Vicente do Amaral

Construída em 1863, em estilo arquitetônico moderno, Manoel Vicente do Amaral residiu nessa casa e se destacou por atuar como deputado, chefe do partido republicano, intendente do município e integrante da Assembleia Constituinte Estadual. Foto: Comunicação.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Casa do Comendador Manoel Correa Mirapalhete

O comendador fundou a Povoação de Andréa em 1855, que em 1888, foi elevada à cidade de Santa Vitória do Palmar. Em 1856, construiu um rancho próximo à praça para acompanhar as obras da igreja. A nova residência foi erguida em 1861. Foto: Comunicação.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Casa de Chico Plastina

Fundado em 1862, apresenta tendência barroca. Em 1884, funcionou o hotel das Duas Nações. Em 1930 o prédio foi hipotecado ao Banco da Província do estado do Rio Grande do Sul, sendo arrematado por Francisco Antônio Plastina. Foto: Comunicação.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Cine Theatro Independência

Inaugurado em 1930, recebeu espetáculos de diversas regiões do país e do Uruguai. Contou com sala de cinema e foi utilizado em cursos e eventos do município. Em 2008, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul sendo tombado pelo IPHAE em 2011. Foto: Comunicação.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Antiga sede do Jóquei Clube

A associação do Jóquei Clube foi criada, em 1944. Após, foi fundada a Associação Turfe Vitoriense que tinha como finalidade o esporte hípico, criação de equinos, entre outros. Foto: Comunicação.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Sobrado Plácido Terra

Construído em 1873, possui estilo arquitetônico português com vidros que vieram da França e mármore de Portugal. Em 1922, o sobrado foi adquirido por Plácido Cardoso Terra. No local ocorreu a reunião entre Gumercindo Saraiva e Assis Brasil. Foto: Comunicação.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Clube Comercial Caixeiral

Fundado em 07 de julho de 1888, foi o primeiro clube social da cidade. No ano de 2010, ocorreu a fusão administrativa com o Clube Caixeiral passando a ser denominado Clube Comercial Caixeiral. Foto: Comunicação.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Estância Cordão

Casa construída em 1929, está na mesma família até hoje. Oferecemos visitação guiada pela casa e jardim. Necessário agendamento prévio. Contato direto com a proprietária - Marta Coutinho da Silva: 53 999762529 E-mail - martacs83@yahoo.com.br Foto: Casarão Estância Cordão - Marta Coutinho da Silva

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Centro de Leitura Pesquisa e Memória

Inaugurado em 2021, o local possui vasto acervo de livros e também, sala destinada às crianças contendo livros infantis. Possui o Espaço de Arte Zenir Maximilla onde são expostas pinturas, tapeçarias, artes plásticas e outros tipos de arte. Conta com espaço de arteterapia que desenvolve atividades lúdicas e ocupacionais. O Centro possui um memorial com acervo da antiga Cooperativa de Lãs, máquinas de escrever, utensílios médicos, entre outros. Endereço: Avenida Bento Gonçalves, s/n. Telefone: (53) 32633534 e  (53) 999539336 - SECTUR Horário de funcionamento: De segunda à quinta-feira das 13h às 18:30min. E sexta-feira das 7:30min às 13h. Valor do ingresso: Entrada Gratuita Foto: Comunicação

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Estação Ecológica do Taim

A Estação Ecológica do Taim foi criada em 1986 e ampliada em 2017, abrangendo atualmente uma área de 32 mil hectares. Está localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, sendo que 70% de sua área compreende à Santa Vitória do Palmar. A ESEC Taim é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza, administrada pelo Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBio). Tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É reconhecida mundialmente como uma das mais importantes áreas de conservação, preservando banhados, lagoas, campos, dunas móveis e matas, e abriga uma grande diversidade de espécies de vegetais e animais, além de aves migratórias. Foto: Jacaré papo amarelo no Taim - Janaína de Lima.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello

Endereço: Neita Ramos, 516 Centro O Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello foi criado em 1962, pela Lei Municipal 618. Inicialmente o museu funcionou no prédio aonde está atualmente a Câmara de Vereadores. Em 1987, foi transferido para a Casa de Cultura; em 2001, o museu passou a ocupar as dependências da fundação Bernardina Arnoni e, posteriormente, junto à Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, no antigo prédio do Clube Caixeiral, onde se encontra até o momento. O Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello possui um acervo de mamíferos fósseis do pleistoceno, material arqueológico lítico, cerâmico e histórico. Nele ocorrem atividades de exposição permanente e palestras. Horário de funcionamento: De segunda à quinta-feira das 13h às 18:30min. E sexta-feira das 7:30min às 13h.   Valor do ingresso: Entrada Gratuita Foto: Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello - Jamil Pereira.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Porto de Santa Vitória do Palmar

O Porto de Santa Vitória do Palmar está localizado cerca de sete quilômetros do centro da cidade e é muito visitado para contemplação do mais belo pôr do sol do Sul do Brasil, ainda, é possível conhecer o museu paleontológico localizado naquele local. Foto: Pôr do sol no Porto - Arafat Mustafá

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Lagoa Mirim

A Lagoa Mirim é um grande lago localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. É considerado o segundo maior lago da América do Sul, ocupando aproximadamente 4 mil km², dos quais um terço está localizado em território uruguaio e dois terços em território brasileiro Possui uma área de aproximadamente 3749 km² e profundidade média de 6m. A lagoa e os complexos de áreas úmidas ao seu redor, planícies inundáveis, constituem uma das principais bacias hidrográficas transfronteiriças, de importância internacional, abarcando uma grande diversidade de flora e fauna, incluindo uma grande proporção das espécies endêmicas da região e muitas espécies de aves migratórias, além da maior população mundial de butiás (Butia odorata) que está à beira da extinção. A Lagoa Mirim está ligada à Laguna dos Patos através do Canal São Gonçalo. No entanto, a água flui apenas no sentido Mirim-Patos, visto que para evitar a reversão de fluxo em situações de águas muito baixas e a salinização da Lagoa Mirim, foi construída, em 1977, uma barragem (eclusa) que impede a entrada da água salgada através do Canal entre as duas lagoas. Suas águas são utilizadas para irrigação da cultura de arroz e também para a pesca artesanal, importantes atividades econômicas desenvolvidas. Foto: Lagoa Mirim - Bruno Gonzalez

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Museu Paleontológico Mário Costa Barberena

O museu localiza-se no Porto de Santa Vitória do Palmar e tem acesso pela Avenida Getúlio Vargas, a aproximadamente 6 km da área urbana da cidade. O Museu de Paleontologia Mário Costa Barberena foi inaugurado em agosto de 2016 e está anexo ao prédio do porto de Santa Vitória do Palmar, sendo viabilizado através de acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu nome é em homenagem ao vitoriense (ou mergulhão) Mário Costa Barberena, renomado paleontólogo de vertebrados, professor e pesquisador.  A sala de exposições apresenta painéis com a linha do tempo, contando a origem da terra, o início da vida, explicitando a formação dos continentes e as alterações de fauna e flora, bem como, representações dos distintos períodos geológicos,  A exposição apresenta réplicas de fósseis encontrados no Rio Grande do Sul, em especial, Santa Vitória do Palmar. O Museu de Paleontologia Mário Costa Barberena tem a missão de catalogar, preservar e divulgar o acervo paleontológico para o público e dar apoio à pesquisa e ao ensino em todos os níveis. Horário de funcionamento: Sábados e domingos das 13h às 19h. Durante o verão o espaço funciona das 14h às 20h. Valor do ingresso: Entrada Gratuita Foto: Museu Mário Costa Barberena - Jamil Pereira.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Balneário Hermenegildo

A praia tem seu acesso pela rodovia Major Brigadeiro Wilson Policarpo de Oliveira (RS – 833) que liga à rodovia BR 471. O balneário do Hermenegildo, conhecido como praia do Hermena. Na temporada de verão, recebe visitantes de diversos lugares do Brasil e do exterior, principalmente do Uruguai, verifica-se significativo fluxo de turistas durante todo o ano. Foto: Balneário Hermenegildo - Arafat Mustafá

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Balneário da Barra do Chuí

O balneário da Barra do Chuí, pertencente a Santa Vitória do Palmar, possui limite com o povoado da Barra Del Chuy, no Uruguay, através do Arroio Chuí. Neste arroio está uma das curvas conhecida como “Volta da Baleia” ou “Curva da Baleia” localizada aproximadamente 800 metros antes de desembocar no mar. Ali, situa-se o Ponto Meridional do Brasil, o extremo sul do país, registrado no Banco de Dados Geodésicos (BDG) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foto: Balneário da Barra do Chuí - Pablo J. Silva.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Ponto Meridional do Brasil (vide seta).

Pontos extremos são registrados no Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE), as coordenadas geográficas dos pontos extremos do Brasil, consideram os limites mais ao Leste, Oeste, Norte e Sul. No Banco de Dados Geodésicos do IBGE constam as informações referentes à condição do Ponto Meridional do Brasil estar localizado no município de Santa Vitória do Palmar no balneário da Barra do Chuí, com as coordenadas -33º 45'07" -53º 23'50". A localização exata do Ponto Meridional, local icônico, fica em área particular, numa das curvas do Arroio Chuí, conhecida como a "Volta da Baleia", o acesso mais próximo se dá por trilha a pé, a partir da RS 699, poucos metros antes da ponte internacional. Dentro de uma propriedade com área medida de 1.245.7200(ha), de nome Estância Charrua, pode-se dizer que o Ponto está “nos fundos” do terreno, está na margem do Arroio Chuí, em meio a vegetação, com areia e charco no trecho, distante da ponte internacional cerca de mil e quinhentos metros. Observação Importante! O Ponto Meridional do Brasil está localizado em área particular e com difícil acesso. Não é permitido visitação sem autorização expressa dos proprietários. Foto: Molhes da Barra do Chuí e Ponto Meridional do Brasil - Jonathan Bandeira.